sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Comentários dos Sambas de 2011 de São Paulo - Renan SN

Comento hoje os sambas do carnaval de São Paulo do ano de 2011. Dê uma olhada e veja se você está de acordo! 



COMENTÁRIOS SAMBAS DE SÃO PAULO 2011
Comentarista: RENAN SN


A gravação: Comento agora os sambas de São Paulo, mas mudei meu nome; sai Renan Faísca, entra Renan SN. Mas falando das gravações, pelo 3° ano seguido as escolas produzem dois CDs distintos, um da liga e um da super liga. Creio que a gravação da Liga ficou melhor, havendo uma percepção maior de cordas e vozes. Na da Super Liga creio que a bateria ficou acelerada demais, e a ideologia de “ao vivo” prejudicou demais alguns Sambas (Mancha e Vai -Vai principalmente). Uma coisa que eu coloco como ponto positivo: em São Paulo nos CDs ainda vivem os louváveis ALUSIVOS! Outra nota importante: Wander Pires que pela primeira vez desde 1994 não está no Cd do Rio, está no de Sampa o que é salutar, afinal ele não poderia passar um ano em branco não é? Mas quanto às notas, mantenho minha ideia como no Rio: Melhor samba nota 10, segundo melhor 9,9, terceiro 9,8 e assim sucessivamente, colocando em ordem de apenas 1 cd.. CD DA LIGA: 9,8 / CD DA SUPER LIGA: 9,2 (Renan SN)




1 – Rosas de Ouro: “Canta forte meu povo diz aí o que vai dar”. Bom samba! A Roseira melhorou em relação ao samba campeão de 2010. A melodia é muito agradável, e a letra muito bem construída. Creio que há uma pequena queda a partir do trecho: “Segredos vão se desvendar”, uma pequena falha em melodia em relação ao restante do samba. FALANDO DO INTÉRPRETE: Darlan canta muito bem o samba, mantendo os seus cacos em horas certas, e entoando os versos em uma tonalidade perfeita. Voltando, creio que o samba não é o melhor do ano, mas é um dos melhores, ficando na sexta colocação geral. NOTA: 9,5  (Renan SN)



2 – Mocidade Alegre: “Do samba eu sou a campeã de emoções/Delirante é o carrossel das ilusões. Sambaço!! A Mocidade fez uma grande obra, mostrando que o tema complexo não foi uma barreira para os compositores. Creio que o refrão principal é a melhor parte da música (melodia). Já o refrão “Tem magia no ar” é a melhor parte em letra. Aliás, a letra é o grande ponto do samba, e a escola fez ela se tornar mais brilhante ainda cantando ela na avenida! FALANDO DO INTÉRPRETE: Clóvis Pê é um bom intérprete. Mas eu considerei a versão na Voz de Igor Sorriso melhor. Embora Clóvis cante de maneira brilhante o samba, o que é inegável; Ele é um intérprete afinado que sempre consegue pôr sua cara nos sambas que entoa. Voltando, creio que o samba é muito bom, aliás sensacional. Não é melhor que outros três (haverá 1 empate), mas garante a medalha de bronze na minha concepção. NOTA: 9,8 (Renan SN)



3 – Vai – Vai : “O Dom é luz que vem de Deus/Da emoção/Vai-Vai resplandeceu”. Segundo melhor samba do ano na minha visão, uma das duas escolas que torço em São Paulo foi fantástica em seu samba! O Tema visto de forma crua era uma barreira intransponível para que se fizesse um samba forte como esse. Mas os autores passaram por cima, e fizeram com que a Vai – Vai se tornasse um símbolo assim como a Tijuca em 2010 aqui no Rio Grande do Sul: TODOS os intérpretes colocaram o samba no seu repertório para 2012. A letra do samba é espetacular, assim como a melodia. Porém, o andamento utilizado na gravação prejudicou o samba, acelerado demais. FALANDO DO INTÉRPRETE: Pra quem não sabe eu tenho 15 anos e meu sonho é ser intérprete, e meu grande ídolo é Wander Pires. Porém creio que nessa faixa seu desempenho que costumeiramente é sensacional, poderia ter sido melhor. Embora não tenha engolido a dispensa de Agnaldo Amaral, é inegável que Wander canta brilhantemente o samba, mas eu comparo ele com ele mesmo: seu desempenho fica aquém de anos anteriores no RJ. Voltando: Samba lindo, emocionante, empolgante enfim, lindo! Segundo melhor do ano, perde apenas para as ideias geniais e espetáculos que veremos a seguir... NOTA: 9,9 (RenanSN)




4 – Mancha Verde: “Uma ideia genial,brilhando nesse carnaval”. Que ideia hein!!!! Maravilhoso na minha concepção o samba é o melhor do ano. Tanto em letra quanto em melodia. O samba traduz bem a ideia do tema, e detém uma harmonia brilhante com o coral, melhor faixa do Cd também por isso. Sua letra é riquíssima e versos de rara beleza nela são escritos como no trecho: “Orientei caminhos, contei cada segundo”.Também gostei da divisão silábica no trecho “Uma ideia genial brilhando nesse carnaval”. Sua melodia também é perfeita, e mesmo com a bateria correndo o samba ficou audível. FALANDO DO INTÉRPRETE: “O coro vai comer o bicho vai pegar.... vaaaaaai começar a festa!” Waguinho detém um dos melhores gritos de intérpretes do Brasil. E, além disso, ele cantou com brilhantismo um samba brilhante, desculpem a redundância. Voltando: melhor samba do ano, a Mancha Verde que teve uma ideia genial no tema brilhou no carnaval com o Samba Enredo. Parabéns! NOTA: 10,0 (Renan SN)



5 – Gaviões da Fiel: “Hoje Dubai é alvinegra e a fiel vai te exaltar”. Não gostei muito nem do tema nem do samba, embora que para se fazer um samba com esse tema deveria ser tirado leite da Pedra Fundamental do Itaquerão... Mas quanto ao samba, creio que ele não tem uma boa letra, mas uma melodia agradável. FALANDO DO INTÉRPRETE: Ernesto Teixeira fica isento de qualquer crítica ao samba, pois nem se colocassem o Jamelão ele iria conseguir cantá-lo de forma perfeita. Voltando, não gostei após um grande samba em 2010 espero que essa tradicional escola volte com samba bom em 2012. 12° “melhor” do ano. NOTA: 8,9 (Renan SN)



6 – Vila Maria: “A Vila Maria entra em cena/Teatro Amazonas, cenário da inspiração”. Grande Samba, grande melodia! A Vila Maria trouxe um tema maravilhoso, o que ajudou para esse bom samba. A letra não fica envolta a apenas uma tendência, o que torna o samba criativo e agradável de se ouvir. Acho que a escola poderia ter colocado um pouco mais de pegada na bateria na segunda parte. FALANDO DO INTÉRPRETE: Baby é um ótimo intérprete! E cantou muito bem o samba. Creio que a escola estava muito bem servida apenas com ele, mas Niterói e Agnaldo Amaral também cantaram brilhantemente nas vinhetas e na avenida esses bons versos. Voltando, creio que o samba é um dos tops de linha, e fica na quarta colocação geral. NOTA: 9,7   (Renan SN)



7 – Império de Casa Verde: “A mais nova sensação/Faz do meu Tigre Campeão”. Antes de comentar esse samba, deixo bem claro que amo essa escola, e que é a escola que torço! Mas agora, é muita cara de pau aparecer com esse samba na avenida... Embora a fusão tenha sido bem melhor que em 2010 (Considerava o samba de 2010 da Império o segundo melhor apesar disso), o samba fica devendo em vários aspectos: letra principalmente: lembro do samba de 2007 que tinha a seguinte rima no refrão: “De peito Aberto e pé no chão/E as cores do céu no coração”, e comparo com 2011: “A mais nova sensação/Faz do meu Tigre Campeão”. As duas rimas em “ao” tem uma simples diferença: Chão/Coração é uma rima nova e criativa. Sensação/Campeão é mais batido do que falar do Rio de Janeiro nas escolas do Rio. Merchan bem malandro na parte: “Em cada nova esquina um cervejão”, me lembrando o samba da Caprichosos de 2006... Mas eu acho que o samba ainda é louvável, e tem uma boa melodia e letra regular. FALANDO DO INTÉRPRETE: Na minha visão, no momento Carlos Júnior é um dos três melhores intérpretes do Brasil, junto com Bruno Ribas e Kaubi, aqui do Rio Grande do Sul. Mais uma vez ele canta muito, e faz o samba subir no conceito. Voltando, creio que a Império é uma grande escola e esse samba é apenas um tropeço...pelo menos é o que meu coração Imperiano diz... Na ordem sétimo melhor samba. NOTA: 9,4 (Renan SN)




8 – Tucuruvi: “Sou valente sou Tucuruvi!”. Um bom samba! Marcha alegre que contagiou um grande desfile, levando a escola para um improvável segundo lugar. A letra do samba traduz um dos melhores temas de todos os tempos na minha concepção. A sacada do refrão é muito boa, e creio que a levada da bateria é de grande valia! FALANDO DO INTÉRPRETE: Na minha concepção apenas dois intérpretes de São Paulo poderiam ser cogitados em escola cariocas: Carlos Júnior e Freddy Viana. No caso da Tucuruvi, Freddy canta mais uma vez brilhantemente esse samba, mostrando todo o talento que em 2012 serão da Mancha Verde. Voltando ao samba, creio que ele detém belas letra e melodia, e fica no hall dos sambas bons da boa safra de 2011. Na ordem, oitavo melhor samba. NOTA: 9,3 (Renan SN)


9 – X9: “Como é doce ser criança/Com a X9 e a Turma do Didi”. Antes de mais nada, digo que apesar do tema e da grande pessoa e humorista que é Renato Aragão, não gostei muito da abertura da faixa. Era mais legal um alusivo que enaltecesse Didi do que a frase típica do bom e velho Trapalhão. Mas quanto ao samba, ele é uma marchinha gostosa, que é bem elaborada e trata bem o tema. Creio que as mudanças em relação ao samba das eliminatórias não foram muito bem feitas, prejudicando um pouco a canção. Mas a letra é boa, e a melodia e, principalmente, a Bateria excelentes. FALANDO DO INTÉRPRETE: Zé Paulo canta bem o samba, embora eu prefira a versão com Bruno Ribas. Mas a voz do Intérprete mangueirense é bem colocada na melodia, e consegue expressar de forma os versos do samba. Voltando ao samba, creio que ele é uma boa canção que também no fica no hall de sambas bons. Não é nenhuma obra prima, mas não é nenhum boi com abóbora, se as notas fossem 0, 5 e 10, tiraria 5. Na ordem, décimo melhor samba. NOTA: 9,1 (Renan SN)


10 – Pérola Negra: “Pela fé de Abraão/Pérola Negra vem cumprir sua missão”. Samba médio. Creio que a melhor parte da faixa é o Alusivo o que nunca é uma coisa boa. Sua letra não é muito boa, e alguns versos não ficaram legais como: “A Vila Madalena canta em oração”, que saiu um pouco da melodia. Embora o tema seja muito bom a letra não é das melhores não. FALANDO DO INTÉRPRETE: Douglinhas canta bem o samba, e não pode ser culpado por qualquer crítica feita a ele. Voltando: samba médio, ainda fica a frente do ruim samba da Gaviões. Na Ordem décimo primeiro melhor samba. NOTA: 9,0 (Renan SN)



11 – Águia de Ouro: “Com todo gás a Pompéia é fogo/E aquece o meu viver”. Infelizmente para a querida agremiação da Pompéia, esse é o pior samba de 2011. Um boi com abóbora completo, ele não tem uma melodia em sequencia, parece que ele vai e não volta. È cheio de inversões que chegam à nota e se quebram do nada, o que proporciona uma queda brusca no samba. O refrão da fé é muito ruim; FALANDO DO INTÉRPRETE: Serginho do Porto canta bem o samba, e em alguns momentos consegue a proeza de deixa – lo audível. Voltando: O pior samba, deve muito em letra e melodia. Espero que mude para 2012! Na ordem, obviamente décimo quarto samba. NOTA: 8,7 (Renan SN)



12 – Tom Maior: “Meu canto vai ecoar... amor/Sou Tom Maior de coração”. Isso é um bom samba! Creio que um bom tema dá sempre um bom samba, às vezes regular, mas nunca ruim. O samba da agremiação de Sumaré é um primor de letra, e a melodia embora não seja perfeita também é boa! Uma escola emergente que fez um tema de excelente aceitação, e que fez um samba muito agradável também. FALANDO DO INTÉRPRETE: Se há um intérprete que eu realmente simpatizo é Renê Sobral. Gosto muito da voz dele, creio que mais uma vez ele canta muito bem esse samba, e cada vez mais coloca sua cara na vermelho e amarelo de Sumaré. Voltando, gostei muito do samba, ele fica no hall dos sambas bons do ano, sendo o quarto melhor do ano. NOTA: 9,6 (Renan SN)



13 – Nenê de Vila Matilde: “Vem provar do meu tempero/Minha Vila tem sabor”. Não gostei do samba. O tema até que é bom, mas eu não curti o samba, não consegui digerir nem sua letra nem sua melodia. Achei ambas arrastadas e prejudiciais ao samba. Creio que nossa grande Vila Matilde e seus sambas do tempo do alusivo: “Eu para sempre hei de te amar/Tirando em primeiro, segundo ou em qualquer lugar/Estou falando é de você/Minha querida Nenê”, vão ficar para sempre em nossas mentes, afinal nenhum samba desde que o alusivo fora tirado teve o mesmo impacto. O de 2011 peca principalmente em melodia, mas nem sem uma ajuda colossal da letra que extensa demais acaba deixando o samba um verdadeiro arrasto para o sono. FALANDO DO INTÉRPRETE: Royce do Cavaco é um espetáculo a parte. Não importa o samba, não importa a escola, ele sempre se sai bem. Mais uma vez agora, Royce manda bem em um samba ruim, que ele salva brilhantemente de ser um pula faixa. Voltando: Creio que esse samba é para se esquecer, agora o começo da faixa é lindo e a escola  deve lembrá-lo. Na ordem: penúltimo samba. NOTA: 8,8 (Renan SN)



14 – Peruche: “Nos braços do povo/ lá vem a Peruche de novo/Parabéns ao Teatro Municipal/ Que é inspiração pro meu carnaval”. Sei que vou tomar uma rajada de muita gente pelo comentário desse samba, mas realmente me emociono com essa música, e cada verso dela faz eu me sentir em nostalgia( mesmo eu tendo 15 anos hehehe). Lembro dos sambas antigos que ouvi sobre o Teatro, das grandes homenagens. Esse samba do Peruche é de uma beleza rara. Creio que a sua letra, sua melodia tudo é lindo. Não há muito que descrever apenas lembrar-se de cada folião chorando antes desse desfile. O samba traduz uma história que faz qualquer pessoa de bom gosto se emocionar. Assim como o samba da Mancha Verde, ele é uma sacada genial. Embora o samba da Mancha tenha um tema inovador e esse um tema batido, o samba da Peruche trata o teatro de forma brilhante mostrando rimas já tradicionais e saídas lindas para não ficarmos na mesmice. Creio que sou a única pessoa que realmente se emocionou com esse samba. E bato no peito e defendo essa obra. FALANDO DO INTÉRPRETE: Toninho Penteado canta muito bem o samba e coloca uma melodia que traduz bem a obra, mantendo uma dicção perfeita deixando bem claros os versos do samba. Voltando, sei que vou receber inúmeras críticas, mas mantenho minha opinião: tanto em letra quanto em melodia o samba se equivale ao samba da Mancha Verde, o que nos dá um empate técnico em melhor samba do ano. Parabéns a nação Perucheana por esse belo samba! NOTA: 10,0 (Renan SN)

Entrem em conato no MSN: renancassiano@hotmail.com Grande Abraço!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário