quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fichas de Intérpretes: Wander Pires

Puxando a sardinha pro meu assado, coloco no BLOG a primeira ficha de intérprete, a do meu grande ídolo Wander Pires! Com um talento grandioso e um estilo único, Wander Pires abrilhanta o carnaval  desde 1990 quando estreou na Mocidade como apoio de Paulinho Mocidade!

(Wander Pires em 2008 na Grande Rio)
Wander Pires construiu uma reputação de grande intérprete de samba. Dono de uma voz grave e timbre potente, que gerou uma série de seguidores (ou imitadores), Wander revelou-se o mais talentoso puxador de sua geração. Sagrou-se campeão com sua Mocidade em 1996 e conquistou o Estandarte de Ouro do jornal O Globo como melhor puxador, em 1997, pela interpretação do samba “De corpo e alma na avenida”, também premiado pelo Estandarte de Ouro. Wander Pires ficou na Mocidade até 1999, indo em seguida para o Salgueiro, passando pela União da Ilha, retornando para a Mocidade, até ir para a Grande Rio em 2003. Wander defendeu a escola de Duque de Caxias até 2005. Voltou para a Mocidade em 2006. No entanto, o intérprete acertou seu retorno à Grande Rio, que defendeu em 2007 mesmo de muletas, em função de uma torção sofrida poucos dias antes do desfile. No carnaval seguinte, Wander chegou atrasado à Marquês de Sapucaí. A Grande Rio já estava em plena evolução quando o intérprete apareceu, alegando ter sofrido um acidente de carro momentos antes. Ele cantou no desfile das campeãs com uma tipóia no braço esquerdo. Depois do carnaval, foi demitido da Grande Rio. Chegou a negociar com a paulistana Império de Casa Verde, mas o negócio não evoluiu. Wander teve uma terceira passagem pela Mocidade em 2009, mas acabou demitido pelo presidente Paulo Vianna por não comparecimento a compromissos oficiais. Wander Pires defendeu a Viradouro no fatídico desfile de 2010, quando a escola foi rebaixada.
 (Wander em 2010 na Viradouro)

O Melhor ano de Wander Pires no carnaval foi cantando o samba de 1997 da Mocidade Independente (Minha escola do coração) Quando wander ganhou o estandarte de Ouro. Relembre a arrancada do intérprete:



MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL 1997

Samba Enredo: "De corpo e alma na avenida"
Autores:Chico Cabeleira, Joãozinho, Muca e J. Brito
Intérprete: Wander Pires 

Eu vou, eu vou, amor!
Eu vou nessa viagem
De corpo e alma com a Mocidade
Semeando amor, espanto a dor
Sou alegria arrepiando esta cidade
Dos pés à cabeça
Marcando forte vai meu coração
Porque o coração é o grande palco da paixão
É onde aperta a saudade
E pulsa forte a emoção

Me beija na boca
Vem me abraçar (bis)
Tem cheiro de amor no ar
Ouvindo o teu canto ecoar
Nos teus olhos vejo
Minha estrela brilhar

Máquina da vida
Mão abençoada foi quem criou
Nasce, cresce, envelhece
A mente comanda, o corpo obedece
És célula viva!
Corre na veia da gente
Luz que brilha no ventre,
Raiz dos seus descendentes
Senhor que criou nesse mundo a matriz
Faz esse povo feliz!

Saúde e harmonia
Prazer de viver (bis)
Vou virar pelo avesso
Teu avesso eu quero ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário